Storytelling no Marketing Digital

Storytelling é a junção dos termos “Story” (História) e “Telling” (contar). É exatamente o que a tradução à letra nos diz, contar histórias.

Storytelling é a junção dos termos “Story” (História) e “Telling” (contar). É exatamente o que a tradução à letra nos diz, contar histórias.

Um conceito que surgiu direcionado para o consumidor 3.0, um consumidor Global, digital e omnicanal.  Consumidores cada vez mais “conectados”, consomem produtos e serviços em qualquer horário e em qualquer canal. Os testemunhos e opiniões de outros utilizadores são uma parte importante do processo de decisão deste tipo de consumidor. Este valoriza as experiências sociais, presentes em anúncios e em publicidade, com as quais se pode vir a identificar.

Assim reflete-se a importância do Storytelling, um tema que enquadrado com o Marketing, mais propriamente com o Marketing Digital, traduz-se da mesma forma, contar histórias, mas de uma forma apelativa, mais envolvida com o cliente e com os seus hábitos e necessidades, ou seja, uma comunicação mais humanizada.

Uma comunicação mais humanizada, que resulta numa forma de a empresa ou o serviço se dirigir ao seu público-alvo, com um maior envolvimento e criando um relacionamento mais próximo.

Aderir ao Storytelling é uma ótima escolha para o seu produto ou serviço, porque vai estar a contar a sua história, de que forma aquele produto ou serviço mudou a vida de alguém, se foi algo impactante para aquela pessoa,  tudo para que o cliente se identifique com a história que lhe estão a contar.

Produtos fabricados em massa não contam histórias. Conte histórias, explique como é o que produto, a marca, ou o negócio nasceram e cresceram. Através do Storytelling pode contar todo o tipo de histórias ao seu público.

Aplique os conceitos de Storytelling em tudo o que comunica ao seu público-alvo. Partindo do princípio que comunicar algo nos dias de hoje é um desafio tremendo, especialmente com a quantidade de informação com que somos bombardeados diariamente, saber utilizar a arte de contar histórias pode realmente fazer a diferença para o seu negócio.

Siga o exemplo de empresas que não vendem o produto ou o serviço, antes as sensações, os aspetos positivos que resultam da sua compra ou utilização. O que torna a marca, empresa, produto ou serviço mais relevante e humana para o seu público-alvo. A consequência natural é um aumento das vendas, sem existir a necessidade de apelar diretamente aos consumidores para que adquiram o produto ou serviço.

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